Seis em cada dez jovens empreendedores não abririam mão do seu negócio por um emprego formal

Por Redação | Foto Shutterstock

O source url jovem empreendedor brasileiro é autoconfiante, valoriza a independência profissional e não pensa em abrir mão da própria empresa pela buy Lyrica estabilidade de um buy cytotec online 200 mcg no prescription emprego com carteira assinada. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada dez (57,7%) empreendedores com idade entre 18 e 34 anos não aceitariam trocar a atividade que desempenham em suas empresas por um emprego formal que pagasse um salário compatível com o mercado, somado aos demais benefícios previstos pela CLT. Outros 23% dos entrevistados até aceitariam a proposta, mas tentariam conciliar o novo emprego com a sua empresa, e apenas 3,7% concordariam em abandonar a vida de empresário para virar um trabalhador assalariado.

O estudo revela que conciliar a função de empresário com outras atividades profissionais é uma prática adotada pela minoria dos jovens empreendedores, o que demonstra um interesse focado no desenvolvimento de suas empresas. Segundo o levantamento, 81,1% dos entrevistados não têm um trabalho paralelo, ao passo que 8,9% têm um emprego formal e 5,4% trabalham de modo informal para outra empresa.

Dedicação ao negócio

Até mesmo entre os empreendedores que mantêm outras atividades profissionais, há um explícito desejo de dedicar-se exclusivamente ao próprio negócio. A pesquisa revela que seis em cada dez (59,9%) jovens empreendedores que exercem uma profissão paralela querem o desligamento de seus empregos para se dedicar de modo integral aos negócios. A maior parte dessas pessoas (46,9%), no entanto, admite que esse desejo só poderá se concretizar quando houver um faturamento que possibilite ganho igual ou maior ao que possuem atualmente. Outro dado da pesquisa mostra que 10,7% das empresas comandadas por jovens empreendedores não sobrevivem de maneira independente e ainda precisam de aportes financeiros de outras fontes como sócios, amigos, ou investimentos pessoais para se manter em atividade.

Para Pablo Guterres, presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, empreender exige dedicação praticamente exclusiva ao próprio negócio e isso geralmente impede que o empresário mantenha outras atividades profissionais. “O que diferencia um empreendedor é a sua capacidade de enxergar oportunidades, ter iniciativa e assumir riscos calculados. Para ser empreendedor, não basta ter uma boa ideia e capital de giro, é preciso entender o mercado e se manter sempre atualizado sobre pontos sensíveis do seu ramo de atuação”, explica.

Autonomia e independência

O estudo indica que “ser empreendedor” tem vários significados para os empresários consultados, mas há a predominância de aspectos como autonomia e superação das dificuldades envolvidas nas tarefas do dia a dia. Para 15,7% dos entrevistados, “ser empreendedor” é sinônimo de não ter patrão; para 13,2%, é ter o seu próprio negócio, mas ter de pagar impostos; para 6,7%, é ter independência financeira; para 4,7%, é ser guerreiro e se superar diante das dificuldades; e, para 4,3%, é contribuir para o crescimento do País a partir da geração de empregos. “Não é fácil manter uma empresa funcionando no País, mas o que move o empreendedor é a possibilidade de realizar uma ideia e também ser dono do próprio destino”, explica Pinheiro.

A autoconfiança é um dos sentimentos que mais se destacam na personalidade dos jovens empreendedores. Segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados se sentem confiantes para administrar seus negócios. Questionados sobre uma série de atributos relacionados à gestão do negócio, sendo que, para cada quesito, era preciso dar nota de 1 a 10, o levantamento mostra que os jovens empreendedores se enxergam como empresários que exercem suas atividades de liderança de modo eficiente. À exceção do item marketing e comunicação (7,6), em todas as áreas, a média das notas foi superior a 8,0, com destaque para a capacidade e autoconfiança para administrar seu negócio com excelência (8,4), desenvoltura para vendas (8,2) e capacidade de inovação (8,1).

Revista Geografia | Ed. 67